Procedimentos

Na Farmalabe todos os processos da manipulação de medicamentos e correlatos, são acompanhados por farmacêuticos garantindo qualidade em todas as etapas que envolvem manufatura de uma formulação magistral. Contamos com laboratórios equipados e técnicos capacitados  a desenvolverem as diferentes fórmulas magistrais.

1. Pesagem dos Componentes

Realizada por volumetria, onde o manipulador pesa separadamente cada uma das substâncias, dando prioridade as substâncias presentes em quantidades menores, a quantidade de excipiente a ser pesada é determinada pelo método volumétrico garantindo  a não sobra de matéria prima ao final do processo.

2. Trituração, tamisação e homogeneização da mistura

Usamos o misturador e triturador Powdermix, um  sistema  mecânico  que  simula  o processo  utilizado na indústria farmacêutica, um moinho de bolas e um sistema de vibração, melhorando  a moagem e garantindo  uma mistura perfeita e uniforme. Diminuindo o risco da contaminação cruzada e garantindo um peso médio preciso.

3. Encapsulação

O encapsulador deverá verificar qual o tamanho da cápsula e preencher o tabuleiro que correspondente de acordo com o número de cápsulas da fórmula.
Para finalizar o enchimento  das cápsulas, depois de travá-las, limpá-las com papel absorvente embebido em álcool 96º para evitar que o gosto dos pós fique aderido à superfície externa das cápsulas bem como o cheiro e devolver o brilho original dos invólucros.

4. Limpeza e Embalagem

As cápsulas serão limpas e conferidas antes do envase.

5. Conferência Final

Após a manipulação da sua fórmula, o medicamento passa por mais uma etapa de controle, onde as cápsulas são pesadas uma a uma, para conferir se o peso está dentro das especificações. Liberadas do peso são encaminhadas ao farmacêutico para conferência final.

Laboratórios da Resolução 67/07.

Nestes laboratórios são manipulados somente hormônios, antibióticos e citostáticos  em cabines separadas e individualizadas, cada uma destas cabines possui uma ante-câmera e um sistema de ar que confere pressão negativa em relação as áreas adjacentes,  sendo especialmente  projetadas para impedir  o lançamento  de pó no laboratório,  evitando assim a contaminação cruzada entre as fórmulas e protegendo tanto o manipulador como o meio ambiente.

Laboratório de Controle de Qualidade

São realizadas todas as análises físico-químicas das matérias primas usadas para manufatura dos medicamentos e correlatos.

  • Av. Afonso Pena, 4255 – Jardim dos Estados – Campo Grande – MS
  • (67) 3325-1001
  • (67) 9 8469-1907
  • Segunda a Sexta das 9h às 19h Sábado das 08h30 às 12h
  • Av. das Bandeiras, 636 – Vila Carvalho – Campo Grande – MS
  • (67) 3325-9028
  • Segunda a Sexta das 9h às 19h Sábado das 08h30 às 12h
  • Rua Rui Barbosa, 37 – Jardim Paulista – Campo Grande – MS
  • (67) 3342-1000
  • Segunda a Sexta das 9h às 19h Sábado das 08h30 às 12h